Sindsaúde participa de reunião no Ministério da Educação para tratar da situação dos empregados da SAMEAC

A audiência será realizada na próxima terça-feira, 19 de maio de 2015, em Brasília.

O Deputado Federal Chico Lopes (PC do B/CE) comunicou, hoje, ao Sindsaúde, que foi confirmada para o dia 19 de maio de 2015, às 10 horas da manhã, uma audiência com o Ministério da Educação, em Brasília. O parlamentar, atendendo à solicitação do Sindsaúde, articulou esta audiência com o MEC para discutir a situação dos empregados da SAMEAC. A direção da SAMEAC também será convidada para participar da reunião.

Este é um passo importante na luta definida pelos empregados da SAMEAC durante a paralisação realizada no dia 11 de maio de 2015. O Sindsaúde também já garantiu junto aos deputados estaduais Renato Roseno, do PSOL, e Augusta Brito , do PC do B, uma audiência na Assembleia Legislativa do Ceará, que será realizada no dia 26 de maio de 2015, às 15 horas, na sala das Comissões. Uma audiência na Câmara de Vereadores de Fortaleza também já está sendo articulada.  Nestes eventos, as entidades sindicais levarão para a sociedade a gravidade da situação dos empregados da SAMEAC diante da fim dos contratos de prestação de serviços com a UFC. Os contratos se encerram em julho e agosto deste ano, podendo ser prorrogados por mais seis meses.

Situação semelhante no Paraná

Em novembro do ano passado, um acordo judicial possibilitou que 916 funcionários da Fundação da Universidade Federal do Paraná, Funpar, continuassem atuando por mais cinco anos no Hospital de Clínicas e na Maternidade Escola Victor Ferreira do Amaral. O acordo foi firmado entre o reitor da UFPR, Zaki Akel, e o Procurador do Trabalho, Ricardo Bruel. O acordo evitou uma demissão em massa, que era temida pelos trabalhadores, situação parecida com a vivida hoje pelos empregados da SAMEAC.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará