Trabalhadores da Sameac ameaçados de demissão coletiva fazem passeata nesta quinta-feira, 18/06

Os trabalhadores devem se concentrar às 15h na frente do Hospital das Clínicas

Trabalhadores da Sociedade de Assistência a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, Sameac, que atuam no Hospital Universitário Walter Cantídio e na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, realizam nesta quinta-feira, 18/06, uma caminhada pelas ruas de Fortaleza. Com saída do Hospital das Clínicas, prevista para às 15h, os trabalhadores devem seguir até o cruzamento das avenidas Treze de Maio e José Bastos. O objetivo é pressionar o reitor Henry Campos para que solicite ao Ministério Público Federal a prorrogação dos contratos com a Sameac, instituição que existe há mais de 50 anos e que tem hoje seu único contrato com a UFC.

Os contratos se encerram em julho e agosto deste ano e, por enquanto, não há garantias de renovação. Ao todo, são cerca de 700 trabalhadores que atuam no complexo hospitalar da UFC e que podem ser demitidos. Cerca de 60% deles estão prestes a se aposentar após dedicarem uma vida inteira ao Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e à Maternidade Escola.

A agenda de ações dos trabalhadores da Sameac foi definida na manhã desta terça-feira, 16/06, em reunião com o Sindsaúde e o Movimento dos Trabalhadores da Sameac, MDTS, que discutiu as novas ações na luta dos trabalhadores pela renovação dos contratos da SAMEAC com a UFC.

Na última sexta-feira (12/06), em uma audiência na Procuradoria Regional do Trabalho, a Universidade Federal do Ceará informou que já está disponível o valor de R$ 1.800.000,00 (Um milhão e oitocentos mil reais) para garantir o pagamento das verbas rescisórias. Segundo a Sameac, através de ofício, o reitor da UFC informou que vai pedir ao Ministério Público Federal a prorrogação dos contratos com a entidade. Uma reunião do Sindsaúde e MDTS com o reitor está agendada para a segunda-feira, 22 de junho de 2015.

Serviço:

Ato Sameac

Dia 18/06 – Caminhada saindo do Hospital das Clínicas até o cruzamento das avenidas Treze de Maio e José Bastos

Dia 22/06 – Segunda-feira – 11h – Reunião com o Reitor da UFC, Henry Campos

Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará