Após anúncio de greve que se iniciaria nesta quarta-feira, 15/02, prefeitura negocia e atende demanda dos ACS e ACE.
Os agentes de saúde e combate às endemias de Pacajus, que já tinham anunciado o início da greve para esta quarta-feira, 15/02, suspenderam a paralisação após a prefeitura se comprometer a pagar o restante do mês de dezembro integralmente no próximo dia 24/02. O compromisso foi assumido em reunião realizada nesta terça-feira, 14/02, com a presença do prefeito Flank Chaves e do presidente da Câmara Municipal de Pacajus, Júnior Chaves. Representando os trabalhadores, os presidentes das associações dos ACE e ACS, André e Clenilton. Daiana, ACS, e Weudson, ACE, também participaram da reunião juntamente com os diretores do Sindsaúde Tatiane Pontes e Quintino Neto.
O prefeito reclamou da decisão dos ACS e ACE de entrar em greve já nesta semana e se apressou em resolver a questão, reconhecendo a peculiaridade de financiamento específico destas categorias pelo Ministério da Saúde.
Segundo o gestor, o restante do pagamento dos referidos profissionais, tanto estatutários como contratados, será realizado no dia 24/02, data em que será feito o pagamento da folha de fevereiro, já que os ACS e ACE já receberam a primeira parcela do pagamento da folha de dezembro, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta, firmado junto ao Ministério Público.
Após a reunião, a proposta foi discutida e aprovada pela categoria, que decidiu suspender a greve que se iniciaria nesta quarta-feira, 15/02. Para o dirigente do Sindsaúde, Quintino Neto, essa foi mais uma importante vitória da categoria. “O dinheiro já está nos cofres da prefeitura e não tinha mais como a prefeitura tentar justificar esse parcelamento. Venceu a união dos ACS e ACE e o bom senso da gestão“ – finalizou.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Sindsaúde – Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Ceará