Pressão dos Servidores de Fortaleza Conquista Reabertura das Negociações da Campanha Salarial 2024

Após mobilização intensa, os servidores públicos de Fortaleza, em especial do IJF, liderados pelo Sindsaúde e diversas outras entidades sindicais da Fersep For, obtiveram um marco importante na luta da campanha salarial 2024 que, para muitos, esteva perdida. A mobilização que virou a chave dessa historia aconteceu hoje, 12 de março, na chuva e no sol, os servidores resistiram, na porta do prefeito Sarto.

As demandas eram claras e urgentes: a reabertura das negociações para corrigir o injusto anúncio de um reajuste salarial de míseros 4,62%, o aumento irrisório de apenas 70 centavos no vale-alimentação e a exigência de uma verdadeira reestruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para todas as categorias.

A persistência dos servidores foi recompensada com a oportunidade de diálogo. O Sindsaúde, acompanhado por uma comissão representativa das entidades sindicais e dos próprios trabalhadores, foi recebido pelo Secretário João Marcos, da Sepog.

O governo municipal alegou dificuldades em avançar além dos míseros 4,62% no reajuste salarial, o que suscitou o pedido urgente de que ao menos não houvesse parcelamento desse valor.

Quanto ao vale refeição, insuficiente até mesmo para a compra de um simples ovo, os servidores solicitaram um reajuste condizente com o concedido à categoria dos professores, que foi de 10%.

No que tange à reestruturação dos PCCS, seguimos exigindo uma revisão completa e justa para todas as categorias.

Por fim, foi estabelecido uma nova data para a próxima reunião, dia 15 de março, sexta-feira, às 10h da manhã na Sepog.

É crucial permanecermos vigilantes e unidos na luta. Porém, hoje celebramos esse pequeno avanço como um testemunho do poder da mobilização e da determinação dos servidores de Fortaleza.