Sindsaúde e Unimed Fortaleza garantem abono especial para quem está no front da COVID-19

Nesta sexta-feira, 22/05, a direção do Sindsaúde encerrou as negociações salariais com a UNIMED Fortaleza. Ficou acertado um reajuste, a partir deste mês de maio, de 3,3% para todos os salários e pisos, índice acima da inflação, medida pelo IPCA/IBGE dos últimos doze meses, que foi de 2,4%.

A Presidente do Sindsaúde, Marta Brandão, ressalta que “o acordo firmado com a UNIMED Fortaleza indica que os trabalhadores da saúde precisam ser valorizados neste momento em que são obrigados a estar na linha de frente da guerra do novo coronavírus”. Este acordo também serve de luz para que os demais empregadores reconheçam que os empregados merecem compensação financeira em razão dos riscos a que estão submetidos, conclui a Presidente.

Durante os meses de maio, junho e julho deste ano será pago um abono compensatório, observadas as seguintes condições:

Abono por jornada extra

Para os empregados com jornada de seis horas e que fizerem horas extras, haverá o pagamento de um abono, no valor de R$ 30,00, por jornada extra de seis horas.

Adicional de insalubridade de 40%

A UNIMED Fortaleza informou que o SESMT da Cooperativa fará laudo/perícia para indicar os setores em que será devido o adicional de insalubridade de 40% sobre o salário mínimo, em razão dos riscos da COVID-19, conforme NR 15, Anexo XIV

Demais benefícios

O reajuste do auxilio creche/babá e do vale-alimentação será objeto de negociações logo após o arrefecimento da pandemia.

Pisos salariais

Taxa de negociação coletiva

Com o fim da contribuição sindical (imposto sindical), as entidades sindicais passaram a contar somente com os recursos oriundos da mensalidade sindical e da taxa assistencial/taxa de negociação coletiva. No acordo coletivo assinado com a UNIMED Fortaleza há a previsão de pagamento de uma taxa de negociação coletiva no valor de R$ 22,00, SOMENTE, em dois meses, isto é, em novembro e dezembro de 2020. Os sócios do sindicato ficarão isentos do pagamento desta taxa, assim como os empregados que apresentarem carta de oposição ao desconto.

O empregado que não quiser contribuir com o fortalecimento de sua entidade sindical poderá apresentar oposição à taxa de negociação coletiva, no período de 01 a 07 de outubro de 2020, no horário das 8 às 17 horas, por meio de requerimento individual protocolizado na Sede do Sindicato laboral, em Fortaleza/CE, na Rua Padre Mororó, nº. 670, ou nas subsedes de Sobral, Cariri e Iguatu ou por carta individual postada nos Correios.

Cliquei aqui para ver a íntegra do acordo.