Sindsaúde lamenta morte de trabalhadores por Covid 19 e faz alerta

A entidade sindical apela aos gestores da saúde no Estado que protejam os profissionais e reforça o pedido a população em geral que fique em casa.

Desde o dia 13/04, o Sindsaúde Ceará tem divulgado em suas mídias sociais notas de pesar pelo falecimento de trabalhadores da saúde do nível médio. Em quase 80 anos de lutas, a entidade nunca tinha enfrentado situação semelhante. No período de cerca de um mês, foram comunicadas ao Sindsaúde as mortes de quatorze profissionais da saúde do nível médio. São técnicas de enfermagem, agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e maqueiros, entre outros.

Os números são alarmantes e geram ainda mais apreensão entre os trabalhadores que seguem na linha de frente no combate ao novo Coronavírus. Por isso, o Sindsaúde segue cobrando dos gestores medidas para proteger os trabalhadores, com fornecimento de EPIs adequados para a situação, já que se trata de uma doença de contágio muito rápido. “Precisamos cuidar dos trabalhadores para que possam continuar nesta guerra sem que se tornem vetores da doença” – afirmou Marta Brandão, presidente do Sindsaúde Ceará. “Não estamos tendo tempo de viver o luto de nossos colegas porque novos casos e óbitos nos surpreendem quase todos os dias. Precisamos garantir que as condições de segurança desses profissionais sejam asseguradas. É pela vida deles e pela manutenção da assistência à população – afirmou.

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira, 14, que o Brasil tem 31.790 profissionais de saúde infectados com o novo Coronavírus. O número de trabalhadores com suspeita da covid-19 já chega a cerca de 200 mil. De acordo com os registros, técnicos e auxiliares de enfermagem lideram a lista das categorias com mais pessoas contaminadas. Ao todo, só destas categorias, são 68.250 profissionais que contraíram a Covid-19.

Foto à esquerda – Cofen – Enfermeiros e técnicos de enfermagem homenageiam colegas mortos em protesto na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em 07/05

A seguir, a lista com os trabalhadores da saúde do nível médio do Ceará vitimados pela Covid-19 desde o dia 13/04 de 2020 até esta data – 16/05.

+ 13/04/2020

Francisco César Bernardo da Silva, 51 anos