Sindsaúde participou de reunião com diretoria do Hospital Albert Sabin Sobre Casos de Exercício Ilegal de Funções Públicas por Cooperados.

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará (Sindsaúde) esteve em reunião, na manhã desta quarta-feira, 09 de agosto com à Diretora Geral do Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS), abordando a questão do exercício ilegal de funções públicas por parte de cooperados na instituição.

Participaram da reunião as diretoras do Sindsaúde, Givana Lopes e Maria Duarte, o assessor jurídico do Sindicato, Dr. Vianey Martins e a direção do hospital.

Foi levantado pelo Sindicato que, a enfermeira Indara Lemos Moreira Castro, cooperada da COOPERNORDESTE/CE, tem atuado no HIAS exercendo funções de chefia, além disso, ela ocupou ilegalmente o cargo de Coordenadora de Setor, criado pela direção do hospital, mas não previsto no plano de cargos e salários da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

Um ponto de destaque foi a denúncia de que a enfermeira Indara registrou jornadas de trabalho de até 52 horas seguidas, com sequências de pontos que desafiam a lógica. Também foi levantada a suspeita de que ela registra horas noturnas, embora não trabalhe durante esse período.

O enfermeiro Cicero Wescley Callou Cavalcante, também cooperado da COOPERNORDESTE/CE, exerce o cargo de Coordenador de Enfermagem da UTI Pediátrica no HIAS. Assim como Indara, ele desempenha funções de chefia, o que é proibido pela Lei 12690/2012. Além disso, há suspeitas de que ele registra plantões noturnos extras sem efetivamente trabalhar durante esses períodos.

O Sindsaúde solicitou à SESA os registros de ponto biométrico e escalas de trabalho dos enfermeiros nos últimos cinco anos, bem como as normativas legais que instituíram suas funções e as nomeações. A Secretaria de Saúde será responsável por apurar as irregularidades e tomar as medidas cabíveis.

Nessa reunião, também foram discutidos outros tópicos, como a ameaça de violência física contra Givana Lopes, diretora da entidade sindical, por conta da denúncia.