Sindsaúde pede manutenção de remuneração integral de servidores da saúde afastados devido à pandemia

O Sindsaúde quer que os servidores da saúde do Estado, afastados por conta da pandemia, continuem recebendo as mesmas remunerações, incluindo o auxílio alimentação, adicional de insalubridade e gratificações.

Atendendo à demanda dos servidores da saúde do Estado, o Sindsaúde encaminhou nesta terça-feira, 13/05, ofício à Secretaria da Saúde do Ceará solicitando o atendimento de demandas dos servidores da saúde do nível médio do Estado. No documento, a entidade sindical pede que seja mantido o pagamento integral dos servidores afastados, seja por suspeita/contaminação da doença ou por integrarem o grupo de risco, conforme consta no Decreto Estadual Nº33.536, de 05 de abril de 2020.

A motivação do pedido é o grande número de servidores, que mesmo fazendo parte do grupo de risco para a Covid-19, continuam trabalhando para não sofrer perdas na remuneração, o que aumenta os casos de infecção e de letalidade pelo novo Coronavírus. Hoje, essas perdas chegam a 60%.

Diante desta situação dramática, o Sindsaúde solicita que nos casos de afastamentos de servidores da saúde componentes do grupo de risco, o servidor tenha garantido o pagamento integral da remuneração percebida no mês anterior, incluindo os adicionais e gratificações, além dos benefícios, com o vale-alimentação.

Lactantes

No mesmo ofício, o Sindsaúde pede ainda o que as servidoras da saúde lactantes sejam incluídas no grupo de risco para Covid-19 e afastadas o mais breve possível de suas funções. A medida estaria de acordo com as Recomendações de proteção aos trabalhadores dos serviços de saúde no atendimento de COVID-19 e outras síndromes gripais, expedidas pelo Ministério da Saúde, hospedadas em:

Aumento do Adicional de Insalubridade para todos

O Sindsaúde, tendo em vista o alto número de contaminação de trabalhadores da saúde pela Covid-19, enviou no dia 06/05, à Secretaria da Saúde do Estado, ofício solicitando o aumento da Gratificação por Risco de Vida de 20% para 40%.

Foi encaminhado ofício também a todos os prefeitos dos municípios cearenses, reivindicando que o adicional de insalubridade seja elevado para 40% para todos os servidores públicos da saúde dos municípios.

A entidade pede ainda que o Governo do Estado garanta as mesmas mudanças para os ACS vinculados ao Estado do Ceará.

Hospitais particulares e filantrópicos

Para atender aos trabalhadores da rede particular e filantrópica, o Sindsaúde pediu a garantia do adicional de insalubridade de 40% também para os profissionais destas unidades de saúde, o que inclui Unimed, HapVida e Monte Klinikum.